6

Plágio ou cópia!!



Bom dia amigas!
Hoje vim aqui falar com voces sobre um assunto que está dando o que falar por aqui. Plágio ou cópia? Cópia ou inspiração?

Antes de começar a falar desse assunto gostaria de esclarecer uma coisa:
Não estou sendo plagiada e nem plagiando,não estou sendo acusada e nem acusando ninguém,esse recado é só pra ajudar!!!
É público e notório que muitas artesãs de mão cheia,verdadeiras artistas usam o google como fonte de pesquisa para desenvolver seu trabalho. Antigamente a gente usava revistas...E atire a primeira pedra quem nunca fez isso.No meu ponto de vista acho até saudável.A pesquisa faz parte do crescimento,aprender novas técnicas,agregar valores.
Afinal os sites de artesanato,os blogs e os vídeos do You Tube estão aí pra isso mesmo.Porém é importante que a gente saiba diferenciar o que é Plágio e o que é cópia,vamos a uma aulinha básica:

Plágio – do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indireto, astucioso (s.m. Assinar ou apresentar como seu obra artística ou científica de outrem)
Cópia - reprodução de um original

Trazendo isso pro nosso mundo mágico do artesanato,concluimos que:

Plágio - é quando alguém com a maior cara de pau do mundo copia a foto de um trabalho seu e posta em seu orkut,blog ou facebook como se fosse de sua autoria.Abre para encomenda e tudo mais.

Cópia - é quando alguém através de pesquisa usa seu trabalho como fonte e inspiração e criatividade (Há de se questionar) para fazer outro igualzinho.Porém,apesar dela ter usado um trabalho já pronto como fonte para fazer outro,o trabalho produzido é dela e isso NÂO É CRIME!!!

Gente Plágio é CRIME!!!
Embora não haja legislação específica, os textos publicados na Internet
(incluindo posts e textos publicados nos blogs) também são protegidos
 pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.
No Código Penal, se prevêm de três meses a quatro anos de PRISÃO,
além de multas segundo a Lei Nº10.695.

Mas,acusar alguém de algo que ela não fez também é crime!!!
E está previsto no Código Penal Brasileiro sob pena de reclusão.
Calúnia (Art.138) difamação(Art.139) injúria ( Art.140).
E o código penal também prevê pagamento de indenização.

Portando meninas: Antes de acusarmos alguém de plágio,temos que ter certeza dassa diferença.Infelizmente não temos como controlar que as pessoas
vejam nossos trabalhos e os usem como fonte para seus trabalhos.o
ideal é colocarmos marca d'agua nas fotos evitando assim os plágios.
E a vcs meninas que gostam de pesquisar,estudar novas peças na net,
cuidados para não cometerem crime sem saber.
Bem meninas espero ter ajudado.
Beijo a todas e bom domingo!!

PS: Antes que eu cometa um crime,usei o site  Wikipédia como fonte
de informação das leis e significado das palavras (kkk)

6 comentários:

Unknown disse...

muito boa a aula eu por exemplo a uns tempos atraz nem sabia dessas aulas q conseguimos no you tub agora q comecei a fazer outros tipos de artesanato devido a essas informações que as colegas compartilham inclusive agora que fiz meu blog até já pedi permição pras amigas para poder postar no meu blog um trabalho delas mais acabei por não colocar ainda mais é claro que se deve dar os devidos creditos a quem fez... mais amiga ai fica a pergunta que está me matando por exemplo se eu vejo um trabalho q vc fez uso a sua tecnica devo postar no blog como um trabalho seu ou posso postar como meu? quero saber pois não quero descepicionar nimguem rsrs bjos amiga

Unknown disse...

Lú você me tirou um peso das costas, muito obrigada por seus esclarecimentos...eu trabalho com feltro faz um tempinho, mas as vezes minhas clientes escolhem coisas que não são minhas, (pesquisando no google) aí eu fico pedindo autorização e olha que eu nem faço 100% igual, eu sempre dou uma modificadinha, mas as vezes fico com medo de postar as fotos no meu blog e vir alguém reclamar.
Um grande abraço
Solange (Arte By Sol)

JOKAS ARTES disse...

Ola me tira uma duvida uma cliente minha me enviou uma foto de uma mesa de bobina amarela com a parte de cima em chitão, nessa foto não tinha descrição nenhuma de quem havia feito. Segundo a cliente ela pegou na net. A cliente pediu para eu fazer a tal mesa amarela mas com o tecido de chitão diferente. Eu fiz ela gostou, tal e depois que entreguei postei as etapas da mesa em minha pagina. E a pessoa que fez a mesa da foto foi ate a minha pagina fez print da mesa que fiz e esta me denegrindo. O que me aconselha a fazer?

Luciana Guimarães Machado disse...

Primeiro eu acho que vc deveria explicar pra ela o que é plágio e o que é cópia. Diante dessa explicação ela deve retirar qualquer postagem que te desmoralizar... Se mesmo assim. Ela continuar eu acho que vc deve denunciar ela por te acusar de algo que vc não fez!
Usar fotos da NET como fonte de inspiração é mais comum que cagar sentado!! Acho que ela está querendo aparecer!! Me mande o contato dela que eu explico a ela como funciona...
Espero ter ajudado... Bjs

Luciana Guimarães Machado disse...

Primeiro eu acho que vc deveria explicar pra ela o que é plágio e o que é cópia. Diante dessa explicação ela deve retirar qualquer postagem que te desmoralizar... Se mesmo assim. Ela continuar eu acho que vc deve denunciar ela por te acusar de algo que vc não fez!
Usar fotos da NET como fonte de inspiração é mais comum que cagar sentado!! Acho que ela está querendo aparecer!! Me mande o contato dela que eu explico a ela como funciona...
Espero ter ajudado... Bjs

Anônimo disse...

Oi, teu texto me esclareceu muitas coisas, obrigada. Estou em um grupo de amigurumi do face, e já vi 2 vezes discussões acirradas sobre plágio. as 2 vezes foi em cima de um mesmo boneco de um membro do grupo. a meu ver ninguém plagiou ninguém, pois fizeram como conseguiram e não ficaram tão parecidos, e inclusive a pessoa que dizem estar sendo plageada fez o personagem muito mais bem feito, obvio, pois tem mais pratica. Fico triste com isso porque vejo que estas duas pessoas acusadas de plagio estavam apenas se inspirando na outra pessoa, uma terminou por sair do grupo e a outra ficou pedindo milhoes de desculpas. Achei muito exagerado, pois nenhuma estava usando foto da outra e nem dizendo que elas que "inventaram" o personagem, mesmo porque o real personagem nem foi criado pela pessoa que defendem la. Como falei lá pra defedner as 2, não vejo Stan Lee processando ou reclamando de todos que fazem amigurumi ou boneco de pano de seus personagens (hulk, homem-aranha, etc). Sei que da trabalho conseguir descobrir como dar as formas e deixar gracioso um personagem, e entendo que a pessoa se sinta copiada, mas fico triste vendo tanta gente sendo tão radical. Eu sempre procuro ver na internet coisas que ja foram feitas, justamente pra me inspirar ou entender como conseguir fazer os detalhes. E isso me deixa com medo de fazer meus trabalhos e depois ser acusada como essas 2 foram, por admirar e tentar fazer, pra um dia ser tão talentosa e competente como aquelas pessoas que admiro.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...